por Valentim Lorenzetti
Jornal Espírita
julho de 1975
Nº1 - pág 3
 
Francisco Cândido Xavier (o "Chico Xavier), 65 anos, produziu até hoje, pela mediunidade psicográfica, 129 obras que totalizam 3.550.000 exemplares editados em português mais 23 títulos traduzidos para diversas outras línguas, inclusive o japonês. Toda obra por ele psicografada, inclusive os romances mediúnicos, têm ensinamentos de elevada moral dentro dos postulados cristãos explicados à luz do Espiritismo.

Chico Xavier recebeu a primeira mensagem de autor espiritual numa reunião espírita no dia 8 de julho de 1927; o primeiro livro - "Parnaso de Além - Túmulo" -, de autoria de poetas diversos já desencarnados, foi editado em 1932 pela Federação Espírita Brasileira. Desta data até hoje, Chico recebeu mensagens de 547 autores espirituais, entre os quais 291 poetas e prosadores.

Emmanuel (nome adotado no Plano Espiritual pelo Padre Manoel da Nóbrega, fundador de São Paulo) é o autor que mais produziu pelas mãos de Chico Xavier totalizando 26 livros (romances e comentários evangélicos), mais uma série de mensagens suas inseridas em outras obras de autores diversos. André Luiz (espírito que esteve encarnado como médico na Terra) coloca-se em segundo lugar pelo volume de produção literária: 16 livros, começando com "Nosso Lar" - um retrato das ocorrências por que passa uma pessoa após sua morte física. Humberto de Campos, inclusive como irmão "X", já produziu 12 obras pelas mãos de Chico.

Em 1965, Chico Xavier viajou para os Estados Unidos e Europa, tendo visitado Inglaterra, França, Itália, Espanha e Portuga, a convite de instituições espiritualistas desses países. Nessa ocasião, recebeu mensagens psicográficas em inglês, nos Estados Unidos, onde assistiu à inauguração do Christian Spirit Center, em Ellon College, que hoje distribui para todo país mensagens por ele psicografadas. Ao regressar da viagem, publicou as mensagens recebidas no exterior no livro sob o título: "Entre Irmãos de Outras Terras".

SUA VIDA
F
rancisco Cândido Xavier nasceu em Pedro Leopoldo, Minas Gerais no dia 2 de abril de 1910, filho de João Cândido Xavier e dona Maria João de Deus. Aos cinco anos, perde sua mãe, começando aí uma vida de trabalhos contínuos e sofrimento, não obstante já nessa idade conversar com o espírito de sua mãe, que o consolava e orientava. Desde tenra idade trabalhava das 7 horas da manhã até 2 horas da madrugada num armazém e numa fábrica de tecidos, para ajudar no sustento da família. Chegou a completar o curso primário com grande sacrifício. Já adolescente, foi aprovado para funcionário do Ministério da Agricultura, onde trabalhou durante 30 anos ininterruptos até aposentar-se na função de escriturário.

Continua trabalhando até hoje - agora somente no campo do livro espírita. Os direitos autorais das obras por ele recebidas são doados integralmente a entidades espíritas que se dedicam à assistência social. A casa que mais obras recebeu para editar é a Federação Espírita Brasileira, seguida à distância pela Comunhão Espírita Cristã, de Uberaba, cidade onde Chico reside desde 1959.

Na sede da Comunhão Espírita, Chico recebia a maioria das mensagens espirituais e mantinha contato direto com milhares de pessoas procedentes de todo o país e do exterior, que o procuravam em busca de consolo e orientação espiritual. A ninguém negava atenção.

Médium espírita, Chico Xavier tem pautado sua conduta dentro dos ensinamentos de Jesus. Jamais permitiu que lhe dessem um centavo pelo trabalho mediúnico. Aprendeu a Doutrina Espírita lendo e estudando as obras de Allan Kardec, estando todos os livros e mensagens por ele recebidas enquadrados na Codificação empreendida por Kardec.
 
Obs: Os dados fornecidos nesta matéria, são todos baseados até o período em que a mesma foi escrita, 1975.